domingo, 2 de novembro de 2008

Historial

A Banda dos Vitolinos nasceu no seio da Associação Recreativa da Casa Branca, em 1979. Constituído, nessa altura por 12 elementos, o grupo formou-se na época áurea dos grupos de música tradicional, motivados pelo aparecimento e pelo sucesso de grupos como a Brigada Vitor Jara, Ronda dos Quatro Caminhos, Raízes, Vai de Roda, entre outros. Impulsionados pelo trabalho de recolha de Michel Giacometti e pelos grupos de então, também a Banda dos Vitolinos fez algumas incursões nessa aventura, tendo conseguido a recolha de duas cantigas bem antigas da região das Beiras.

Ao fim de 3 anos de intensa actividade, o grupo acabou por se desfazer, motivado por diferentes interesses e dificuldades de vária ordem.

Curiosa e inesperadamente, 22 anos depois (em 2005), o grupo reiniciou a sua actividade. Composto pela maior parte dos seus antigos elementos, e reforçado por 5 elementos, 3 dos quais filhos de elementos da composição original, a Banda dos Vitolinos aí está, com mais experiência porque mais adulta, mais sabedora porque mais vivida, com mais soluções porque os seus elementos também evoluíram musicalmente.

Porém, a Banda dos Vitolinos trilha os mesmos caminhos de há mais 22 anos: a música tradicional portuguesa. Música do povo para o povo. Música da terra, do trabalho e dos sentimentos que traduz fielmente as raízes e a vivência das nossas gentes. Como se poderia deixar esquecer, e até morrer, tão rico património? Ou deixá-lo a ganhar pó nas gavetas do tempo? Fiéis ao princípio de que o património deve estar à disposição de todos, para todos os interessados dele poderem tirar partido, este grupo dá a sua modestíssima contribuição na divulgação do que é nosso, através de actuações ao vivo. Até porque, com a globalização, os europeus tendem a ser cada vez mais iguais entre si, razão pela qual as suas especificidades correm risco de desaparecer.

(Texto de Zé Augusto)

Nenhum comentário: